terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cavalos retirados de navio encalhado

Os sete cavalos de raça pura lusitana que estavam a bordo do navio encalhado desde sábado na costa sul de S. Miguel foram retirados com sucesso do cargueiro. "A operação demorou cerca de uma hora e foi realizada com recurso a uma draga que encostou ao navio", explicou à Lusa o capitão do Porto de Ponta Delgada, Castro Garcia.

A remoção dos animais decorreu sem problemas e terminou por volta das 17.50 (hora de Lisboa), tendo sido transportados para o Porto de Ponta Delgada. Quatro dos cavalos pertencem ao Centro Equestre O Ilhéu, de Angra do Heroísmo, sendo um deles vice-campeão nacional. Uma das éguas a bordo tem Inglaterra como destino e outros dos cavalos pertence a cavaleiro tauromáquico João Carlos Pamplona.

Resolvida a questão da retirada dos animais, fica por resolver a descarga das 360 toneladas de fuelóleo que se encontram nos tanques do navio S. Gabriel. O comandante Castro Garcia referiu que a intervenção só será realizada quando melhorarem as condições do mar. A bordo continuam ainda 14 tripulantes.

O cargueiro S. Gabriel tem 100 metros de comprimento e 5500 toneladas de peso. Encalhou por volta das 6.30 (hora de Lisboa) de sábado, no Baixio de Ouro entre Lagoa e Água de Pau, a cerca de 20 quilómetros de Ponta Delgada. As causas ainda não são conhecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário